2

Feriados Capitalistas

Posted by Bruno; on 13:21

WWF-Brasil participa pela primeira vez da Hora do Planeta, um ato simbólico, que será realizado dia 28 de março, às 20h30, no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global. Participe! É simples. Apague as luzes da sua sala.


Que mágico, que lindo. Um ato valoroso talvez ou simplesmente um modo de chegar mais rápido a mídia e trazer algum credito ao governo ou até mesmo pessoal. Sei que não tenho a capacidade de criticar ninguém; talvez não mude a opinião do mundo com uma simples palavras, mas sei o que penso.

Esse ato que li na Hora do Planeta me faz pensar em feriados. Aqueles que correm o ano todinho e que nós acabamos agradecendo para poder dormi até mais tarde um pouquinho ou ainda ter aquele descanso tão merecido. Como humano, eu também agradeço por esses momentos, mas não concordo em ponto com alguns deles.

Dia da água, dia da árvore... Dia, dia e dia. São tantos feriados com “assuntos” que devemos nos atentar a proteger que às vezes eu fico me perguntando e pensando: Será que é certo comemorar em um único dia “a coisa” que estamos perdendo?

Não acho certo. Acredito que todo o dia seja o dia de preservar ou cuidar destas “coisas”. Lembro que na escola em que trabalho, no dia da água, divulgado em 02 de março... A gestora da escola promoveu vários programas para os alunos, seja de preservar a água como saber usar no dia-a-dia. Como observador, olhei todas as “brincadeiras” e palestras e gostei do que vi naquele dia.

Voltei para a casa e no outro dia a escola fui trabalhar.

A torneira ficou ligada enquanto as crianças lavavam suas mãos ou até mesmo brincavam com ela. Na cozinha, onde é feita as merendas, as cozinheiras largavam a água ligada, para cuidar de outros afazeres. Observei e senti o quão errados somos.

Sei que sou humano, tenho defeitos. Escovo os dentes e deixo a água correr, tomo banho e enquanto passo o sabão o chuveiro fica ligado. Sei que não posso criticar formalmente nenhuma delas, já que nesse sentido eu sou tão pecador como as mesmas... Mas ainda sei que posso me corrigi e mudar meu modo de ser para assim buscar fazer pelo menos a minha parte. Admito que não concordo com esses feriados capitalistas (como diz uma amiga). Mas sou somente um e embora tenha o dom da fala, não sei se minha voz sozinha pode correr mais longe do que a escola em que trabalho ou o meio em que vivo. Mas e assim, me pergunto.


Será que valeu a pena comemorar aquele dia da água? Será que vale a pena?

|

2 Comments


Bruno, ia comentar com mais calma, mas esses dias está complicado.

Você colocou muitas coisas bem nesse texto, quando recebi esse aviso sobre "a hora do planeta" também fiquei pensando sobre esses feriadozinhos que criam-se e quase todos com apenas um objetivo: O consumo. Ou uma pseudoreflexão sobre algo que não se muda da noite para o dia. Buscar a reflexão a respeito de um tema como o aquecimento global com o apagar de luzes é algo bonito de se ver, mas pouco explicativo e expressivo no fundo, no fundo.

Abraços! \o


nice concept! is true! thanks for your blog!

Postar um comentário

Copyright © 2009 E eu sou... All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.